Quem Somos?


 O projeto Risoterapeutas de Plantão é formado por atores e atrizes que estudam a linguagem do palhaço e investigam o palhaço de hospital.O projeto é voluntário e tem o intuito de levar humanização, carinho, respeito e amor através da Risoterapia, demonstrando que a realidade do ambiente hospitalar pode ser modificada com uma boa dose de alegria conquistada através do improviso dos palhaços, aliado a adereços especialmente selecionados. Esta é uma inciativa da Cia. Ateliê de Teatro.
  
 O ambiente hospitalar é nitidamente um local que necessita de um maior acolhimento, por que deve levar ao paciente um pouco mais de carinho, mostrando para ele que a vida continua. Todos sabem que um hospital deve tentar ser ao máximo esterilizado de bactérias e o ambiente deve ser limpo, um lugar onde a saúde é prioridade. Isso não quer dizer que ele tenha que ser esterilizado de esperança e de alegria. Pelo contrário, está comprovado cientificamente que para uma boa saúde biológica, é necessário que haja uma ótima saúde espiritual.
    A alegria deve chegar a todos não importa onde estejam, para que possam ter fé. O objetivo é amenizar traumas e dores através da humanização, fazendo assim a nossa pequena parte para uma boa qualidade de vida e conseqüentemente um mundo melhor.

    O nosso objetivo é levar a arte do palhaço para hospitais e instituições médicas através da atuanção de atores profissionais especialmente preparados para exercer sua função em local onde é preciso ter cuidados especiais. Assim, contrinuir para a mudança da realidade no ambiente hospitalar, melhorando o rendimento dos funcionários e a saúde mental, biológica e espiritual dos pacientes.


 

 Hipócrates, o pai da medicina no século IV a.C. já utilizava animações e brincadeiras na recuperação de seus pacientes. Darwin, pioneiro nos estudos dos movimentos expressivos da comunicação não-verbal, classificou o sorriso e o riso entre movimentos expressivos inatos e universais. Freud, dizia que uma cena cômica e o riso proporcionam saúde física e mental das pessoas. O médico norte-americano Hunter Adams, vem utilizando com sucesso, desde os anos 60, o riso como agente de cura, uma eficiente ferramenta terapêutica que favorece a recuperação e a cura dos pacientes.
“Para ser um bom doutor palhaço não basta criar momentos de alegria, você tem que ser a alegria. É a alegria que vem do coração, é a alegria em movimento" Patch Adams
Frans Alexander, Psicanalista do Instituto de Psicanálise de Chicago, concluiu em suas pesquisas que o “caráter liberador do riso é um meio de extravasar as tensões e de se evitar as doenças psicossomáticas”.